Dicas da Consultora

15 de abril de 2015

Dica da consultora

Cuidados com a Higienização em Cozinhas Profissionais

Umas das principais preocupações para quem gerencia uma cozinha profissional é a higienização, sanitização e conservação dos seus utensílios e equipamentos, bem como do manuseio adequado e a saúde dos funcionários. Para que tudo esteja dentro dos conformes, é importante que chefs e gerentes de A e B estejam atentos às regulamentações legais impostas pela Vigilância Sanitária. A implementação das Boas Práticas de Fabricação e a APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) passou a ser obrigatória a partir de 1994 pelo Ministério da Saúde e são ferramentas fundamentais para que se mantenha um padrão na administração de cozinhas e no manuseio dos alimentos.

Quando se trata especificamente dos utensílios de cozinha, a APPCC orienta:

  • Utilização apenas para os fins aos quais foram projetados;
  • Ausência de parafusos, porcas, rebites e partes móveis, afim de evitar

que caiam acidentalmente nos alimentos;

  • Perfeito estado de conservação e funcionamento.

A higienização das peças, por sua vez, deve ser feita por máquinas industriais com água a 85°C com produtos de limpeza de procedência conhecida, com ficha técnica e de segurança, bem como contarem com comprovação de registro na ANVISA.

É importante, portanto, que no processo de compra a qualidade dos utensílios para a cozinha seja considerada como um dos fatores de decisão e a Germer Porcelanas Profissionais reúne os atributos necessários aos produtos para uso profissional. No infográfico abaixo mostramos porque nossas porcelanas são a escolha ideal para seu estabelecimento. Confira!

dicas

(41) 3291-3000
SAC0800 643 7637
Televendas0800 414343
Rod. BR 277, km 120, nº 3278
Guabiroba - CEP 83605-420
Campo Largo, PR
Clique aqui para ver o mapa